Ao Prefeito Eleito, Sr. João Doria Júnior.
Sr. Prefeito eleito,
As urnas mostraram, e surpreendentemente em um único turno, que os paulistanos esperam uma nova visão de gestão da cidade. Que seja benéfica a todos! As urnas também mostraram que existe um percentual muito alto de cidadãos descontentes com o sistema político brasileiro, tendo em vista o alto índice de votos em branco, nulos e abstenções para um processo eleitoral obrigatório.
Suas responsabilidades, agora eleito, são muitas e independem daquilo prometido em campanha, pois agora você é o nosso Prefeito e terá de cuidar da nossa cidade e do nosso povo. Não tenho pena e não quero me estender, mas a lista vai ser grande, pois uma cidade como São Paulo sempre terá muitas coisas a se fazer. E olha que esta lista é só minha. Cada cidadão deve ter a sua lista. Imagina!
Educação a começar pelas creches para os bem pequeninos, para que os pais possam ir trabalhar tranqüilos sabendo que seus filhos estão sendo bem tratados e alimentados em um ambiente adequado. Educação para a primeira infância em colégios com professores pagos dignamente para que os nossos filhos sejam devidamente estimulados a gostarem de aprender, de ler e de estudar. Educação para os jovens em um ambiente saudável e livre de preconceitos e diferenças. Sem esquecer da educação profissionalizante para todos poderem vislumbrar oportunidades desde cedo.
Faz parte da educação o estímulo à prática de esportes. Muito esporte para todas as crianças e jovens desta cidade. Esportes com regras, esportes coletivos, esportes que privilegiem a disciplina e a ética.
Espalhar muito o acesso à cultura. Museus, salas de cinema, bibliotecas, peças de teatros, espetáculos, circos, planetários, shows, música de todos os estilos, livros, revistas e o que mais esse nosso povo gostar. Não somente fornecendo o acesso, mas ensinando a produzir também. Isso tudo sem esquecer da inclusão digital, espalhando ambientes wi-fi por toda a cidade e lugares públicos, pois esta também é uma forma de se adquirir cultura. A cultura salva e liberta!
Que a saúde da nossa gente seja cuidada pelo Sr. Prefeito eleito como ele cuida da saúde da família dele. Se levar isso a sério, nada mais é necessário dizer. Esta é a hora de entregar para a população o que os paulistanos merecem. Consultas imediatas, exames clínicos de qualidade, hospitais completos e com profissionais experientes e atenciosos. Eliminar as inacreditáveis esperas para cada passo no processo da saúde da cidade. Cuidar, cuidar e cuidar.
Segurança para todos. Aparelhar e aumentar a ação da Guarda Civil Metropolitana, não para multar ou penalizar o cidadão, mas para nos proteger e ajudar no cuidado com a nossa querida cidade. Proteger nossos filhos nas escolas, proteger nossa gente nas ruas, proteger nosso patrimônio público, proteger nosso lazer nas ruas e nos parques.
Ajudar os paulistanos a ocuparem e usarem toda esta nossa cidade. Sim, ocupar! Quanto mais as ruas, os parques e os lugares da cidade estiverem ocupados, mais seguros estaremos. A bandidagem se utiliza somente dos vazios da cidade. E a forma de se ocupar a cidade, é oferecendo lazer aos cidadãos. Quanto mais lazer o Sr. Prefeito oferecer aos cidadãos, mais sairemos às ruas e mais seguros estaremos. Todos juntos, como uma cidade.
Oferecer oportunidades para que cada um possa trabalhar e sustentar a si e sua família. E não é reprimindo, e sim oferecendo alternativas. Estamos passando por momentos difíceis, muitos desempregados e a economia alternativa é a melhor opção agora. Que o Sr. Prefeito use os seus conhecimentos e use a sua relação com os grandes empresários desta cidade, para ajudar o paulistano a ter um ganha pão digno. Formal ou informal, desde que seja honesto.
Com inteligência e respeito aos paulistanos, que o Sr. Prefeito eleito saiba privilegiar o coletivo ao individual, principalmente no transporte urbano, pensando no tempo que cada trabalhador gasta no trânsito desta cidade. Usando esta inteligência para manter aquilo que já foi feito. Não altere os limites de velocidade da cidade, já está fazendo bem para todos. Diminuímos nossos índices de mortes no trânsito e somos uma cidade melhor e com menos trânsito. Invista em transporte público de qualidade, assim poderemos deixar nossos carros em casa. Faça projetos para evitar a locomoção entre os bairros, retendo ao máximo cada cidadão no seu bairro de residência. Incentive os comércios locais. Melhore as ciclovias e ciclofaixas. Feche mais ruas e avenidas para serem usadas para o lazer, assim seremos uma cidade mais moderna.
Diminuir o tamanho da máquina da cidade, gastando menos e de forma mais eficaz para realocar estes recursos em benefícios para os próprios cidadãos pagadores de impostos. Que cada um que more e pague impostos nesta cidade veja aonde está sendo aplicado cada centavo e se beneficie diretamente da contrapartida da cidade.
Cuidar de cada indigente, de cada morador de rua, de cada viciado em drogas que vive nesta cidade. Cuidando deles estaremos cuidando da nossa cidade. Tantos bons exemplos a serem seguidos para a reurbanização do Centro. Olhe para as cidades que você sempre visitou como turista. Agora o Sr. Prefeito eleito tem uma cidade para administrar.
Cada um com a sua necessidade específica, mas cada bairro e cada comunidade tem de se sentir como se existisse somente ela dentro do todo. Um exercício difícil de olhar cada um pensando no todo. Mas em todos os bairros e comunidades é necessário iluminação, saneamento, moradia popular, asfalto e tantas outras coisas primárias que não podemos esquecer.
Cuidar das nossas matas, dos rios e córregos para quem sabe um dia, usarmos o Rio Pinheiros e o Rio Tietê como parte integrante da cidade, como aparelho para transporte e para o lazer. Cuidar das nossas matas ciliares, cuidar das nossas nascentes e dos nossos riachos hoje escondidos e poluídos.
Ajudar os nossos velhinhos a continuarem a ter uma vida digna.
Agilizar os meios de reciclagem, redução de consumo e reutilização dos recursos naturais em todas as instâncias possíveis. Pensar em energia limpa e viabilizar a um custo possível.
Tantas coisas a se fazer, quantas urgências e quantas necessidades. Sim, nós precisamos de tudo isso e com certeza um pouco mais, porque há muitos anos estamos abandonados. Abandonados como eleitores e abandonados como cidadãos. O tempo é pouco, mas faça, pense em cada um de nós como uma pessoa da sua família. Se isso acontecer seremos gratos ao Sr. Prefeito eleito, independentemente de termos ou não votado na sua plataforma de governo. Use a sua inteligência para inovar, a sua disposição para trabalhar, os seus contatos empresariais para inovar, use os seus olhos para ver a todos e o seu coração para entender as necessidades dos mais carentes. Seja justo, imparcial e pense no melhor para todos. Não tire vantagens do seu cargo ou da sua posição para benefício próprio. Seja honesto com você e com cada um que trabalhar para esta cidade. Estamos precisando um pouco disso tudo, Sr. Prefeito eleito.
Grande abraço e conte comigo para fazermos desta cidade um lugar melhor.
Zé Mangini