Sábado – 03 de Dezembro das 14 hs às 17 hs, no TIJUANA.
O projeto Cerrado Infinito, é um trabalho de arte idealizado pelo artista Daniel Caballero, com quem já conversamos por aqui na seção GENTE SP, que tem como objetivo a construção de trilhas para caminhadas, feitas em áreas públicas, substituindo a vegetação (em geral gramados) e plantando espécies vegetais dos extintos Campos de Piratininga. Foram eles que deram nome a nossa cidade, Vila de São Paulo de Piratininga e depois foram extintos com o desenvolvimento da cidade.
No projeto, Daniel faz expedições pela cidade como um artista viajante do séc. XVIII, e coleta plantas sobreviventes espalhadas em terrenos degradados e marginais do urbanismo, para replantá-las emoldurando a trilha que cresce semanalmente com ajuda voluntária.
Agora lança o livro “Guia de campo dos Campos de Piratininga ou O que sobrou do cerrado paulistano ou Como fazer seu próprio Cerrado Infinito” como extensão do projeto. Só pelos desenhos botânicos do Daniel Caballero, extremamente detalhados, de cada espécie e pelas histórias relatando suas expedições em busca das plantas bem como a experiência de tentar construir um cerrado no meio da cidade de São Paulo, já vale a pena. Mas não é só isso, o livro introduz o leitor a problemática do cerrado no contexto histórico, e a atual devastação em curso e suas consequências práticas. Explica também como a crise hídrica nacional que já começa a ser sentida, vai se agravar com o colapso do sistema de aquíferos, rios e lençóis freáticos, devido ao desaparecimento da flora do cerrado, responsável pelo seu abastecimento captando a água da chuva.