por Zé Mangini e Shi Soares por Ana Barbieri.
XIS
" Aquela minha dona é pirada! Me aperta, me aperta, me aperta... me beija, me beija, me beija... umas 50 mil vezes por dia. E vocês acham que eu não gosto? Até parece!
Meu nome é Xis! Sou um lhasa apso de 6 anos! Estou super em forma! Contaram pra minha Humana que os lhasas eram cachorros de monges tibetanos... será? Não duvido! Tenho um lado super zen que só pode ter vindo do Oriente.
Ah e sabia que o nome dado pela minha Humana foi para ficar parecido com o dela? Ela fala que somos uma dupla perfeita e eu fico todo, todo!!! Aliás, sou um cão exemplar: bem comportado, fofo, um buda de tão quietinho e agradável.
Mas eu também tenho meus momentos de raiva e loucura! E quer saber? Sou implicante que nem minha Humana!
Aqui no bairro da Vila Mascote, zona sul de São Paulo, eu sou o rei da rua! Tamanho me falta, mas ousadia eu tenho de montão. Vou sempre na varanda latir para os cachorros da vizinhança e nessas horas, minha dona me chama de velha fofoqueira que fica pendurada na janela olhando o movimento, sabe?
Ah, e tem uma coisa que eu faço que ela adora, morre de rir: eu sempre brigo e começo a latir loucamente para todo e qualquer bicho que aparece na TV de casa. Aí ela fica com aquela cara se perguntando: como ele consegue saber? Oras bolas, eu sou um super cão!
Sabe uma história legal com a minha Humana? Ela sempre conta pra todo mundo que me levou pra casa, porque eu pareço um "ewok" do filme "Caravana da Coragem", e ela era apaixonada por esses bichinhos. As crianças do tempo dela devem se lembrar...
Costumo dizer que nossa relação foi amor à primeira vista, sabe aquela conexão única, espiritual mesmo? Eu sabia que tinha que ser da minha Humana. Quando eu estava lá no pet shop sem eira nem beira e disseram pra ela que ninguém queria me levar, porque eu sou pretinho, ela arregalou os olhos, me abraçou e me levou pra casa na hora! Sem dúvida alguma, já estava escrita a nossa união… é muito amor envolvido gente! ..."