A busca da felicidade, é na era moderna a maior epidemia mundial. Todos estamos à procura dela. Mas poucos se atentaram que esta tal felicidade está nas nossas próprias mãos e muito mais próxima do que se imagina.
Este é o segredo: ao eliminar qualquer comparação nossa com o Outro, eliminamos o risco de sermos infelizes.
Pesquisas comprovam que pessoas de todas as partes do mundo almejam mais a felicidade do que qualquer realização pessoal, sucesso ou fortuna.
Óbvio. Elas são como eu e você.
A felicidade faz bem por todas as razões que nem preciso descrever aqui. Mas a felicidade é simplesmente um produto da nossa mente.
Vem comigo neste raciocínio: Se a felicidade é um estado mental e somos nós que a criamos e a vivenciamos, vai depender exclusivamente de aonde a colocamos. Certo? Se colocamos a felicidade em algum lugar ou coisa distante de nós, estaremos infelizes. Se nos comparamos com outra pessoa que julgamos ser feliz, não estamos avaliando a nossa felicidade e sim a do Outro. Fácil, né?
Por isso digo sempre que a felicidade está aonde estamos, na nossa casa, na nossa História, junto com quem amamos e principalmente dentro da gente. Como tudo, basta a gente voltar aos nossos princípios para encontrar a felicidade. Eliminar qualquer comparação com o Outro, como o Outro é, o que o Outro faz ou tem, é encontrar a felicidade. Porque ela fica próxima e real.
Lembre-se dos momentos em que você julgou ser feliz. Tenho certeza que foram em algumas destas alternativas:
1 – Quando VOCÊ superou situações complicadas e desgastantes. Por Períodos longos ou curtos.
2 – Quando VOCÊ se arriscou, explorou ou foi curioso. E se deu bem.
3 – Quando VOCÊ sentiu um cheiro, viu uma imagem, ouviu uma música ou sentiu um gosto que te remeteu a alguma coisa boa já vivida por você mesmo.
4 – Quando VOCÊ torceu por alguém ou dividiu alguma experiência com quem você ama.
5 – Quando VOCÊ se deixou levar pelo desejo do momento, sem se importar com as conseqüências.
6 – Quando VOCÊ alcançou algum objetivo colocado por VOCÊ mesmo.
7 – Quando VOCÊ foi espontâneo ou autêntico.
Viu? A felicidade está em VOCÊ mesmo. E não nos Outros ou com os Outros.
Somos pessoas únicas. Cada um com a sua Histórias e experiência de vida. Cada um com os seus sentimentos. Um diferente do Outro.
Eu escolhi ser feliz olhando para mim mesmo. Vivendo com as pessoas que eu amo. Fazendo as coisas de que gosto e que me dão prazer. Sem fazer qualquer comparação com o Outro. Rindo, me arriscando, experimentando coisas diferentes. E isto não é egoísmo nem falta de ambição.
E você?
No 5511SP, contamos Histórias das pessoas que vivem em São Paulo. A cada História que ouço e a cada personagem que conheço, mais me convenço de que a felicidade está dentro de cada um e independente de qualquer situação.
A felicidade é simples, fácil e tangível. Só não se compare a ninguém.
Abraços, Zé Mangini
Zé Mangini
Imagem da minha mulher Juliana e do meu filho Samuel em momento de pura felicidade.